sábado, 5 de maio de 2012

O PROPOSITO E O PODER DA ORAÇÃO


Texto: Eder Ignácio

Ministério = serviço, servir ao outro. Primeiro Deus depois a igreja.

Temos que ajudar as pessoas a desenvolver suas habilidades de liderança e descobrir o proposito de suas vidas. Precisamos entender a mente de Deus, o que é o mais importante, mas muitas pessoas buscam apenas as mãos de Deus. As mãos de Deus nos falam de seus atos, enquanto a mente Dele nos oferece sua sabedoria. Moises conheceu a mente de Deus, as pessoas conheceram os atos de Deus, e aqueles que apenas conhecem os atos de Deus, não desenvolvem um relacionamento com o mesmo, mas os que conhecem a mente de Deus são envolvidos por ela e desenvolvem uma credibilidade que só tem quem o conhece e Moises tinha esta credibilidade. Temos que saber conhecer desenvolver o nosso real proposito. O proposito é a coisa mais importante na vida, a maior tragédia na vida não é a morte, mas a grande tragédia é uma vida sem proposito. É mais trágico estar vivo e não conhecer o porquê, do que estar morto e não conhecer a vida. 

No livro de provérbios 19;21 temos a revelação do segredo do poder, e quando temos esta revelação não erramos, muitos são os planos do coração do homem, mas o proposito do Senhor é que prevalecerá. A bíblia diz que proposito = dispositivo, mas o conselho do Senhor, esse prevalecerá. Em outras palavras Deus considera mais o seu proposito que os nossos planos. Ou seja, o proposito é mais importante para Deus do que todos os planos que o homem possa fazer para sua própria vida. Ele tem um proposito para todas as coisas. A palavra proposito no original grego diz: como a intenção original ou desejo da mente. Proposito significa a razão original do porque algo foi criado. Significa a inspiração para se iniciar uma criação. O proposito é a razão da existência de algo. O porquê de algo existir é chamado de proposito.

Nós temos que entender o proposito de nossa existência, no reino para que possamos ser plenamente produtivos e vivermos satisfeitos.

O PROPOSITO DA ORAÇÃO

O nosso real tamanho é a nossa vida de oração, o real tamanho da igreja é o tamanho da reunião de oração. A igreja pode estar cheia, mas o real tamanho dela é a reunião de oração. Há pessoas que não oram e vivem dependentes da intercessão dos outro. Mas a bíblia diz orai sem cessar. Porque existem pessoas que tem medo da oração? Porque há pessoas que não vão à reunião de oração? Porque elas não oram?

É porque ela não obtém nenhum resultado na oração. Se a oração funciona tão bem, porque não vamos às reuniões de oração? Estamos dispostos a cantar, dançar, mas não oramos, por quê? Temos tempo pra tudo, menos orar. Precisamos ter uma vida pessoal de oração. Há pessoas que possuem inúmeros livros de oração, mas não oram. Vida sem oração é uma vida de tragédias. Porque não oramos? Em Mateus 6:5 Jesus nos ensina um principio muito importante, “E quando orardes, isso é suficiente”. Ele não falou se você orar, mas quando orardes. Ele esta falando para os discípulos quando vocês forem fazer isso. Eu espero que façam. De acordo com Jesus a oração não é uma escolha, não é uma opção, mas um dever. Se você é um crente em Jesus, não tem escolha é um dever, todo crente sabe que deve orar. Cuidado a menor reunião em todas as igrejas é a reunião de oração. A oração é considerada uma reunião contra desastres. Muitos alegam para não orarem:

Se Deus é soberano então porque orar?

Se ele é soberano, Ele pode fazer tudo o que quiser, então porque orar?

Se Deus não pode ser influenciado por nós então porque orar? Soberania quer dizer na verdade que Ele esta livre da nossa influencia. Se Deus é soberano e não é afetado por nos então porque orar?

Deus é soberano como sua palavra.

Ele esta limitado pela sua palavra.

Deus nunca viola sua palavra.

E porque isso é importante? Sempre que Deus fala vira lei.

Não apenas na criação, mas também uma lei para Deus. Deus é soberano ate que Ele fale, enquanto Ele não fala.

Ele é soberano, mas quando Ele fala fica restrito aquilo que Ele falou. É por isso que Ele não fala muito hoje, pois quando Ele fala tem que fazer, pois não pode invalidar sua palavra, Deus esta limitado pelo que fala. Por isso quando Deus fala é soberano, mas este limitado às suas palavras. Por que isso é importante para nós? Porque a oração foi criada pelas limitações da palavra de Deus. Em Lucas 11, os discípulos pedem algo a Jesus, Ele operou muitos milagres, mas os discípulos pedem: ensina-nos a orar, ele poderiam pedir qualquer outra coisa, mas não, pediram ensina-nos a orar. Jesus vivia em oração, mas tinha momentos a sós com seu Pai, e geralmente orava sozinho. Oração é coisa pessoal, as pessoas gostam de orar em publico porque não gostam de orar, há pessoas que gostam de orações coletivas, pois todas falam, mas não dizem nada. Oração é um assunto privado, algo pessoal. É um relacionamento pessoal. A paixão de Jesus era oram em particular, Ele orava por si mesmo, precisamos disso, de algo só nosso na oração. Por que foi a única coisa que pediram para Jesus ensinar? Por que eles só pediram uma coisa? Como orar? Porque embora estivessem com Jesus vivia uma vida desprovida de poder, há pessoas na igreja que vivem desprovidos de poder porque não oram. Jesus orava sozinho, de madrugada. Ele acordava ainda escuro, no oriente médio o dia começa quando as pessoas vão para a cidade comprar mantimentos, o mercado começa a funcionar entre 04h25min á 05h00min horas da manha e há lugares que o dia começa quando o sol nasce. No oriente normalmente o sol nasce por volta das 04h00min horas da manhã. Quando Jesus acordava? Antes de o dia começar o que significa que ele ia orar ás 03h00min da manhã todos os dias. Ele ficava ali ate completar sua comunicação com Deus, Ele orava 3, 4, 5,6 horas, pelo menos 04h00min horas de oração toda manhã, e os discípulos ficavam maravilhados todas as vezes que acordavam, Ele já estava de joelhos orando. Esta era a rotina Dele todas as manhãs por horas e quando se levantava dizia vamos à cidade e coisas começavam a acontecer, cego via, paralitico andava. O milagre era instantâneo, porque Ele gastava horas diante de Deus orando pela manhã. Temos que entender que fazemos o inverso de Jesus, passamos horas tentando resolver problemas e apenas alguns instantes diante de Deus. Ele gastava tempo com Deus, à oração não é perda de tempo, mas sim investimento. Quando gastamos muito tempo com Deus, gastamos pouco tempo com o homem durante o dia. A prioridade de Jesus não foi ministrar ao homem, e é ai que esta o problema, se você fica muito ocupado tentando resolver problemas ou fica o dia todo ministrando aos homens, não terá tempo para Deus, mas se fizer o contrario gastando tempo com Deus primeiro, seu dia será mais produtivo.
Tempo em oração não é tempo perdido, mas sim tempo investido. Um exemplo bem claro na bíblia é a passagem do jovem lunático, os discípulos não puderam expulsar o diabo devido à falta de oração e jejum, ou seja, a falta de tempo com Deus. Enquanto isso Jesus estava no monte orando e quando desceu expulsou o demônio e ele teve que sair. Quantas vezes oramos pelos doentes e elas continuam doentes? Temos que estar preparados para ministrar, temos que nos preparar. Oração é uma busca pessoal, não podemos ter pressa, mas sim gastar tempo com Deus. Ele não quer pessoas envolvidas com o ministério, mas sim envolvidas com ELE. Deus que corrigir nossa vida. Porque Jesus era tão envolvido com a vida de oração?  A oração nasceu em gênesis 1:26, onde Deus nos dá dois aspectos para oração- somos a imagem e semelhança de Deus e temos que dominar.

Quando Deus fala, sua palavra vira lei e Ele falou para dominarmos. Ele quis que tivéssemos domínio sobre a terra. A única criatura que tem domínio sobre a terra é o ser humano, que é um espirito vivendo em um corpo, e qualquer espirito que estiver sem um corpo no planeta terra é ilegal, o diabo esta aqui ilegalmente. Seja lá o que for que Deus quiser fazer na terra ele terá que esperar que o homem ore, porque Deus é espirito e não pode ir contra a sua própria palavra. Oração é Deus e o homem trabalhando juntos, oração é o homem dando licença para Deus interferir no planeta terra. Ele nunca faz nada na terra sem a ajuda do ser humano, onde quer que Deus haja na terra Ele usara o homem como cooperador. Deus não nos usa pelo que somos, mas porque Ele esta preso pela palavra. O Pai nos limpa nos perdoa porque precisa de nossos corpos, Ele precisa de nos para manifestar sua vontade e poder na terra, quando não oramos nós o paralisamos. Ele precisa de mim para impactar minha cidade. Oração não é opção, mas sim uma necessidade. Os demônios nos contra tacam com interferência sobrenatural usando nossas falhas e a única maneira de Deus interferir sobrenaturalmente é usando o ser humano, Jesus nos alertou em ora sempre e nunca desanimar. Ele nos deu as chaves do reino (Mateus 18:18)

Seu corpo é a coisa mais importante para Deus agir, tudo o que você ligar será ligado e oque você desligar será desligado. Quando seu corpo parar de funcionar você terá que deixa-lo, pois estaremos ilegalmente no planeta, por isso Ele nos da cura, para que possamos ser uteis. Deus nos cura não para que nos sintamos bem, mas para que o sirvamos como instrumentos para o reino. Temos mais poder do que imaginamos, quando oramos somos poderosos, quando o homem para de orar Deus para de agir, quando paramos Deus para.

POR ISSO ORAI SEM SESSAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário