segunda-feira, 12 de março de 2012



A VERDADEIRA ADORAÇÃO

                                Pr. Cyro Pereira do Lago

Passagem Bíblica: João 4.1-42
Memorizar: Lucas 9.62

Introdução
Este mundo não é nosso destino; é nossa jornada! Há muitas coisas aqui que podem nos distrair do nosso alvo e destruir nosso desejo de completar nossa jornada. Esses desejos pecaminosos na verdade estão em guerra conosco. Mas, através do poder do Espírito Santo, podemos dizer “NÃO!” e viver com confiança e caráter diante do mundo que está preso às trevas e precisa desesperadamente da luz de Deus. Fomos criados para louvor e glória do nosso Criador.

A VERDADEIRA ADORAÇÃO
“Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.” As religiões confundem. Qual é a melhor religião? Qual igreja é a certa? Qual “santo” é poderoso para resolver determinado problema? Qual é o caminho certo? “Também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.” I João 5:20. Uma vez purificados, cada gesto nosso feito para glória de Deus, por mais simples que seja, se torna uma oferta de adoração! Adorar não é só cantar louvores! Adorar é obedecer aos mandamentos de Cristo (João 14:21), e fazemos isso amando, perdoando, servindo e nos dedicando a buscar a face santa do Senhor!
  • Nosso Coração É o verdadeiro altar de Deus - Colossenses 3:8-10 - Nosso coração deve estar limpo para que Deus possa habitá-lo
  • Nossa Casa Efésios 4:31 - Nossos vizinhos têm visto paz em nossa casa, ou eles são mais pacíficos que nós? E a gritaria é constante em minha casa? E o meu aparelho de som, minha televisão não estão incomodando meu vizinho? Não podemos querer impor o que ouvimos e o que assistimos aos que estão ao nosso redor, por mais consagrada que seja a música que ouvimos ou o programa que assistimos.
  • Nosso Trabalho - Efésios 6:5-9 - A palavra de Deus diz que temos que servir ao patrão como se fosse a Deus: com honestidade, com obediência, e trabalhando, o chefe estando perto ou longe. E os patrões têm que tratar seus funcionários com amor, “amar ao próximo como a ti mesmo”, Jesus disse. Não oprimir o empregado, não ameaça-lo, não sobrecarregá-lo, achando que o salário pago lhe dá esse direito.

  • Nossa Igreja - I Timóteo 4:12 - Não podemos  fazer acepção de pessoas, pois esse não é o padrão de Deus. Deus aprecia a união de Seu povo, a unidade de Sua Igreja. Não podemos desprezar quem quer que seja, pois diante de Deus somos todos iguais.  Por causa da proximidade do Senhor, podemos regozijar e tratar outros com gentileza. Ele está próximo porque ele vive em nós através do seu Espírito. Ele está próximo porque sua vinda está iminente. Ele está próximo porque quando nos  reunimos com outros crentes, servimos outros que estão necessitados, ou compartilhamos o Evangelho com amigos e pessoas de outras culturas, Ele prometeu estar conosco. Não há nada mais contagioso do que uma pessoa alegre e bondosa. Porque Jesus vive em nós, trabalha através de nós e está vindo para nós, podemos ser alegres e gentis! “Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos. Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto
    está o Senhor”. 
    Filipenses 4:4-5.
  • Na Rua - Mateus 11:29 - O nosso falar glorifica a Deus, e as palavras de baixo calão fazem parte do nosso linguajar?; nosso comportamento (no trânsito, como é que procedemos na hora de resolver uma questão?) nossa maneira de vestir mostra que temos comunhão com Deus?

Jesus Reorienta Nossa Vida Religiosa
A mulher samaritana começa a ter sua visão mudada, ela passa a ser esclarecida e descobre que não está diante de um homem comum e quer aprender, ampliar seu conhecimento e saber como é a verdadeira maneira de adorar a Deus. Então, com o coração limpo, ela já se interessa e deseja adorar a Deus, mas ainda não tem entendimento suficiente e busca a orientação do Senhor Jesus: “Nossos pais adoravam neste monte; vós, entretanto, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus.


                                     Jesus Se Deixa Conhecer Quando Cremos
A mulher samaritana demonstrou que conhecia a promessa do Messias: “Eu sei, respondeu a mulher, que há de vir o Messias, chamado Cristo; quando ele vier, nos anunciará todas as coisas.” Ela demonstrou que cria nesta palavra e Jesus Se revelou a ela.” Disse-lhe Jesus: Eu o sou, eu que falo contigo.” O Todo Poderoso Se revela a ela. Esse vocábulo que o Senhor Jesus usou com a mulher tem o mesmo sentido e o mesmo poder de quando Ele falou com Moisés na sarsa ardente. “Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros.” Êxodo 3.14. 5, e quando O estavam procurando para O prender: “Sabendo, pois, Jesus todas as coisas que sobre ele haviam de vir, adiantou-se e perguntou-lhes: A quem buscais? Responderam-lhe: A Jesus, o Nazareno. Então, Jesus lhes disse: Sou euOra, Judas, o traidor, estava também com eles. Quando, pois, Jesus lhes disse: Sou eu, recuaram e caíram por terra. João 18.4-6.

ADORAÇÃO É SERVIR AO SENHOR
Somos chamados para o serviço do Rei.Imediatamente após a sua conversão, a mulher samaritana foi mostrar sua mudançade vida às pessoas que a conheciam. Ela queria que todos experimentassem a alegria do novo nascimento em Cristo Jesus. Quanto à mulher, deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens: Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura, o Cristo?! Saíram, pois, da cidade e vieram ter com ele. Muitos samaritanos daquela cidade creram nele, em virtude do testemunho da mulher, que anunciara: Ele me disse tudo quanto tenho feito. Vindo, pois, os samaritanos ter com Jesus, pediam-lhe que permanecesse com eles; e ficou ali dois dias. Muitos outros creram nele, por causa da sua palavra, e diziam à mulher: Já agora não é pelo que disseste que nós cremos; mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo.”João 4.2-30;40-42. Isso é o que Deus quer de Seu povo, que nos preocupemos com a salvação do ser humano. Que o nosso testemunho possa influenciar aqueles que nos cercam.

CONCLUSÃO
A maneira pela qual louvamos a Deus para sempre, a maneira pela qual honramos nossa promessa de dar a Ele glória por todos os dias da nossa vida, na verdade é simples: fazemo-lo hoje. Se o louvamos hoje, o “sempre” cuida de si mesmo. Então, ao se comprometer a exaltar o nome de Deus e a louvá-lo por toda a eternidade, lembre-se de onde começa: louve a Deus hoje – não somente no que diz, mas também na maneira como vive!

Nenhum comentário:

Postar um comentário