terça-feira, 13 de março de 2012

QUEM É JESUS?


Pr. Cyro pereira do lago


Passagem Bíblica: Isaías 9.6
Memorizar: João 3.17


Introdução


Deus está pessoalmente interessado em nós. Tanto, que Ele pessoalmente nos dá este sinal. Por causa da explicação de Mateus (1.23) a respeito do significado do nome Emanuel, nós sabemos que o sinal era Jesus vindo morar como Deus, conosco. Sua presença é a presença de Deus. Sua vida é o sinal de Deus. “Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel.” Isaías 7.14. O milagre de sua concepção é mistério de Deus e também sua declaração de graça para nós. Jesus é identificado por muitos nomes ditos ou implícitos nos
quatro Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João). Note como Jesus é identificado só nessa passagem: criança, filho, Jesus, grande, Filho do Altíssimo, Rei, filho de Davi, e líder de Israel (Jacó). Jesus esgota todas as descrições, mas, ao se tornar
humano, escolheu se limitar a descrições imperfeitas. Mas esta torrente de nomes e descrições nos ajuda a encontrar Jesus como nosso Salvador em cada provação e bênção da vida. Jesus é Salvador para todas as temporadas.


Ele é o Salvador
Deus enviou Jesus ao mundo para salvar a humanidade. A primeira etapa deste plano visava oferecer a Israel uma oportunidade de salvação, mas eles não receberam a Cristo como o Messias (João 1.11,12).  Jesus então utiliza uma parábola para compartilhar essa revelação aos seus ouvintes.“O reino dos céus é semelhante a um certo rei que celebrou as bodas de seu filho; e enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas, e estes não quiseram vir. Depois, enviou outros servos, dizendo: Dizei aos convidados: eis que tenho o meu jantar preparado, os meus bois e cevados já mortos, e tudo já pronto; vinde às bodas. Eles, porém, não fazendo caso, foram, um para o seu campo, outro para o seu negócio; e os outros, apoderando-se dos servos, os ultrajaram e mataram. E o rei, tendo notícia disto, encolerizou-se e, enviando os seus exércitos, destruiu aqueles homicidas, e incendiou a sua cidade. Então diz aos servos: as bodas, na verdade, estão preparadas, mas os convidados não eram dignos. Ide, pois, às saídas dos caminhos, e convidai para as bodas a todos os que encontrardes. E os servos, saindo pelos caminhos, ajuntaram todos quantos encontraram, tanto maus como bons; e a festa nupcial foi cheia de convidados.” Mateus 22.1-11. Os convidados para as bodas não quiseram participar da festa. O rei então manda chamar todas as pessoas para a celebração. Israel rejeitou o Messias, mas os gentios o receberam.

Ele é o Pão da Vida
Jesus é tudo! Se fôssemos nomea-Lo conforme a Palavra de Deus, certamente não conseguiríamos citar todos os Seus atributos em uma única oportunidade; ficaríamos por muito tempo escrevendo. Vamos, aqui destacar alguns nomes que o Senhor Jesus atribuiu a Si mesmo, para que pelos quais pudéssemos reconhecê-Lo em nosso conviver diário com Ele. Jesus declarou: “Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá sede.” João 6.35. Nós temos desejo por comida em intervalos regulares durante o dia. Nesta época de final de ano, comida ocupa nossos pensamentos e preenche nossas atividades. Mas no fundo de nossa alma existe uma fome, a fome da alma. Esta fome não pode ser saciada por comida, bebida ou outras substâncias químicas. Esta fome é um desejo colocado em nós por nosso Criador, quando ele nos teceu no ventre materno. Esta fome só pode ser saciada por Jesus.


Ele é a Luz do Mundo
“Falando novamente ao povo, Jesus disseEu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida”. João 8.12. Quando recebemos Jesus como nosso Salvador, recebemos transformação de vida, as dúvidas desaparecem, o Espírito Santo nos orienta sobre o caminho a seguir, sobre qual é o nosso novo destino, não andamos mais em trevas vacilando entre o certo e o errado. A cegueira espiritual é eliminada e passamos a ver o amor de Deus atuante. Quem segue a Jesus anda na luz, sabe que Ele é o caminho, que Ele é a porta, que Ele é tudo que necessitamos. A luz mostra as cores, as formas, traz alegria. Jesus é a luz que ilumina nosso espírito.

Ele é o Bom Pastor
 O alvo de nossa caminhada com Jesus é vir a conhecê-lo como nosso pastor tão intimamente quanto Ele conhece o Pai. Uma coisa muito importante para lembrarmos: num mundo onde tantas pessoas tentam atrair nossa atenção e querem nos dar conselhos, podemos recusar a voz delas. Nós escutamos Jesus porque Ele mostrou Seu amor dando sua vida por nós. Ele é o Bom Pastor. Tendo [Herodes] reunido todos os chefes dos sacerdotes do povo e os mestres da lei, perguntou-lhes onde deveria nascer o Cristo. E eles responderam: “Em Belém da Judéia; pois assim escreveu o profeta: “Mas tu, Belém, da terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais de Judá; pois de ti sairá o Guia qu, há de apascentar o meu povo, Israel.” Mateus 2.4-6 [Jesus disse] “Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.” João 10.14-15. Jesus afirmou: “Digo-lhes a verdade: Eu sou a porta das ovelhas. … quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem. O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham em abubdância.” João 10.7, 9-10.

Ele é o Todo-Poderoso
As derrotas em nossa vida, que o Senhor permite, continuam a ser permitidas para ver se, algum dia, aprenderemos a confiar na onipotência do Senhor. É importante aprender que nossas vitórias nem sempre são as vitórias do Senhor. E que, certamente, nossas derrotas não devem ser atribuídas ao Senhor. Felizes seremos quando tivermos aprendido esta lição. Nem arco, nem espada, mas o Senhor. Escrito para ser cantado pelo cantor-mor, o Salmo 44 relembra-nos que, neste mundo perigoso em que vivemos, nossos livramentos não dependem de nossas forças, mas do Senhor: “Pois eu não confiarei no meu arco, nem a minha espada me salvará.” Salmo 44:6. Nós, como seres humanos, somos teimosos. Nossa filosofia de vida continua sendo o “ver, para crer”. Por isso, como olhos físicos não podem ver o Senhor, muitas vezes nossa confiança Nele fica abalada. A Bíblia sabe muito bem para quem sua mensagem está sendo dirigida: para “crentes” que continuam confiando nos seus “arcos” e nas suas “espadas” quando há um Deus Todo-Poderoso para cuidar de sua vida. “Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo:Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.” Mateus 28.18

Ele é a Vida Eterna
Jesus veio ao mundo para nos dar vida. Ele não veio para nos dar regras, ou julgamento, ou medo, ou trabalho. Jesus veio para nos dar vida na sua plenitude. Ao mesmo tempo em que sabemos dessa promessa para quando formos viver com ele por toda a eternidade, João quer que escutemos claramente que a promessa de Jesus de nos dar vida começa agora! Não vida apenas no porvir, mas vida também agora![Jesus disse] “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá  e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?”  João 11:25. Esta é a pergunta mais difícil que você jamais responderá. Você realmente acredita nisto? Você acredita que, quando você morreu com Cristo no batismo através da fé, você morreu a morte mais significativa? Que sua morte física não lhe separará de Jesus? Tudo na vida e na eternidade depende desta única pergunta.

JESUS CRISTO – de Gênesis a Apocalipse – VELHO      TESTAMENTO
Gênesis:  A Semente da Mulher;  Êxodo: O Nosso Cordeiro Pascal;  Levítico:         O
Sumo Sacerdote; Números: A Coluna de Fogo à Noite, A Nuvem de Dia; Deuteronômio: O Profeta no Meio do Povo; Josué: O Capitão do Exército do Senhor; Juízes:  O nosso Juiz e Libertador;  Rute: O nosso Parente Remidor; 1 Samuel: O nosso Profeta;  2 Samuel: O nosso Sacerdote; 1Reis: O Rei Sábio; 2 Reis: O Rei Fiel; 1 Crônicas: O Grande Monarca; 2 Crônicas: O Monarca que Permanece; Esdras: O Grande Escriba;  Neemias:  O nosso Restaurador; Ester: O nosso Escape da Morte;  Jó: O nosso Redentor que Vive;  Salmos: O nosso Pastor; Provérbios: A Sabedoria de Deus; Eclesiastes: A nossa Vida Completa;  Cantares de Salomão: O Amado de nossa Alma;  Isaías: O Messias Prometido; Jeremias: O Renovo da Justiça;  Lamentações:  Aquele que Chora por Nós;  Ezequiel: O Renovo Principal;  Daniel: O Quarto Homem na Fornalha; Oséias: O Marido Fiel;  Joel: O nosso Batizador; Amós: O Divino Libertador; Obadias: O nosso Salvador;  Jonas: O Grande Missionário;  Miquéias: Libertador Divino; Naum: O Juiz das Nações;  Habacuque: O Deus de nossa Salvação; Sofonias: O Senhor Zeloso; Ageu: O Desejado das Nações; Zacarias: O Renovo da Justiça;  Malaquias:  O Sol da Justiça.

JESUS CRISTO – de Gênesis a Apocalipse – NOVO TESTAMENTO
Mateus: O Rei dos Judeus; Marcos:         O Servo de Deus;  Lucas: O Filho do Homem; João: O Filho de Deus; Atos: O Senhor Ressurreto;  Romanos: Aquele que nos Faz Mais que Vencedores; 1 Coríntios: O Senhor das Nossas Vidas; 2 Coríntios: O nosso Conforto; Gálatas: O Libertador do Jugo da Lei; Efésios:  Aquele que Cumpre Tudo em Todos;  Filipenses:  O Modelo de Humildade;  Colossenses:  A Plenitude de Deus;  1 Tessalonicenses: Aquele que Vem Arrebatar a Igreja;  2 Tessalonicenses: Aquele que Vem para Julgar os Impios; 1 Timóteo:  O Único Mediador Entre Deus e os Homens; 2 Timóteo:          O nosso Modelo; Tito: O nosso Exemplo;  Filemon: O nosso Senhor e Mestre;  Hebreus: O nosso Intercessor Junto ao Pai;  Tiago: O nosso Modelo Singular; 1 Pedro: A Pedra Angular da nossa Fé; 2 Pedro: A nossa Força; 1 João:      O nosso Advogado Junto ao Pai; 2 João: A verdade;  3 João: O Caminho; Judas:O nosso Protetor; Apocalipse: O Rei dos reis, Senhor dos senhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário